quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

Rachel Sherazade fala sobre o Natal

Eu particularmente não acho errada a troca de presentes com pessoas mais próximas no Natal, mas acho que realmente há um consumismo exagerado nessa época. Infelizmente o foco tem sido só os presentes, deixando-se de lado o aniversariantes. E as crianças, infelizmente, aprendem a ser consumistas desde pequenas, só querendo presentes, e nada mais.

Posso citar dois exemplos próximos de mim. Minha esposa tem três filhos de relacionamentos anteriores. Um menino de dez anos, outro de oito e uma menina de quatro anos. Dias antes do Natal, ela deu um par de tênis de presente para cada um dos meninos. E quando o tio deles veio falar com eles sobre presentes, o mais velho disse que não tinha ganho nada, o que deixou minha esposa brava. "E o tênis que você está calçando?", ela perguntou.

Outro caso é o da minha enteada, a filha mais nova da minha esposa. Toda vez que ela vê a propaganda durante os desenhos que ela assiste na TV Cultura ou nos canais pagos que exibem programas infantis, a primeira coisa que ela fala diz é: "Compra, mãe!" E isso é toda hora, todos os dias. A mãe dela já até responde automaticamente que vai comprar (mesmo que não tenha essa intenção), só para que a menina não reclame e não chore. Ela só dá uma resposta negativa quando ela está brava com a filha por ela ter feito algo errado, senão é automático. "Compra, mãe?" "Compro." Sempre quis saber com quem a menina aprendeu a ser tão consumista.

Mas também há algo pior, que é não conversar com os filhos sobre Jesus, e não dizer a eles sobre o real significado do Natal, que é comemorar o nascimento de Jesus. Além disso, devemos ensinar às crianças a razão de Ele ter vindo ao mundo e o quanto Ele é importante para nós, cristãos. Se eu perguntar para a minha enteada, por exemplo, por que as pessoas comemoram o Natal, acredito que, ao invés de dizer que é por causa do nascimento de Jesus, ela vai dizer que é para fazer festa e ganhar presentes, pois nunca vi a minha esposa falando com ela sobre Jesus. O meu enteado sim responderia corretamente, pois, apesar de não ser mórmon como eu, ele estudou catecismo (a família da minha esposa é católica) e fez primeira comunhão. Algumas pessoas poderiam dizer: "Ah, mas a menina só tem quatro anos". Mas para mim, já é idade para ela aprender algumas coisas sobre a religião dela. Ainda mais sobre o significado do Natal.


Segue o link para um excelente texto sobre o assunto, do jornalista Sérgio Vieira, de Assis (SP): Jesus Esquecido no Natal.

Nenhum comentário: