
Mais uma vítima do caos na saúde pública. Uma mulher de 90 anos de idade morreu no Pronto Socorro Municipal de Assis (SP) na manhã desta segunda-feira, dia 25 de novembro. Ela aguardava o cumprimento de uma decisão judicial determinando sua transferência para a Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Regional da cidade (tanto o HR quanto o PS estão instalados no mesmo prédio). A paciente morreu antes de a decisão ser cumprida. Antes disso, temendo pelo agravamento da saúde em função da avó, três netas recusaram a oferta de uma vaga na UTI de Paraguaçu Paulista (SP), a cerca de 36 km de Assis. Ela não resistiria à viagem", contam os familiares.
O drama da idosa Maria Conceição de Matos teve início na terça-feira, dia 19, quando ela foi levada às pressas pela Unidade de Resgate do Corpo de Bombeiros ao Pronto Socorro Municipal.
Na unidade de emergência, a paciente teve o quadro clínico agravado e o médico fez o encaminhamento para a Unidade de Terapia Intensiva. A Central de Vagas, que funciona autorizou uma vaga na UTI de Paraguaçu Paulista e uma ambulância chegou a se deslocar até o PS de Assis para transferir a paciente, mas a família não permitiu que ela fosse levada para o município vizinho.
Sem vagas na UTI do Hospital Regional, os familiares decidiram apelar ao Ministério Público que ajuizou uma ação e, segundo a família, obteve uma liminar judicial obrigando o HR de Assis a oferecer uma vaga na UTI em 72 horas, prazo que terminaria na tarde de segunda-feira. Não deu tempo. Por volta das 10h30, os médicos do Pronto Socorro confirmaram o óbito da paciente, que foi velada em Assis e transferida para Ourinhos (SP), onde foi sepultada na terça-feira, 26.
Inconformada, a família "vai até o fim em busca de justiça", disse a neta Rosilene Barbosa. Outra neta, Rose Correia, desabafou em um comentário feito no portal de notícias Assiscity: "Infelizmente, esse drama vivido pela minha família não foi o primeiro e nem o único. Sabemos que quase todos os dias pessoas morrem no PS por negligência, diagnóstico errado, etc. Muitos funcionários são mal humorados e mal educados, salvo algumas exceções. Como cidadãos, não podemos deixar que essa situação continue. Precisamos lutar por uma saúde pública mais digna e humana", comentou.
A falta de vagas na UTI do Hospital Regional foi alvo de um inflamado discurso do vereador Reinaldo Farto Nunes (PT), o Português, durante a sessão da Câmara Municipal no dia 25. Procurado pelas netas da paciente, ele relatou, com detalhes, o drama enfrentado pela família e desabafou: "Quantas pessoas mais precisarão morrer para que a saúde pública funcione em Assis?"
Nunes mostrou-se inconformado com a informação de que apenas quatro dos dez leitos do HR estariam funcionando devido a problemas no gerador. "Enquanto esse governo gasta milhões para construir muralhas de presídio, não tem recursos para comprar um gerador. Por falta de um gerador, quantas pessoas perderão a vida por não conseguirem uma vaga na UTI desse hospital gerenciado pela Famema (Faculdade de Medicina de Marília) e mantido pelo governo do PSDB?", finalizou.
Outro lado - Em nota encaminhada à imprensa, o Hospital Regional de Assis "esclarece que a paciente Maria Conceição de Mattos não estava internada na unidade. A paciente estava no pronto socorro municipal que, apesar de estar localizado nas dependências do hospital, pertence à Prefeitura de Assis".
"Em relação aos pedidos de leitos de UTI para a paciente, a Central de Regulação de Ofertas de Serviços de Saúde (Cross) informa que, por três vezes disponibilizou vagas para que ela fosse transferida, porém as vagas foram recusadas pelos familiares. Em relação ao gerador, o hospital esclarece que não é verdadeira a informação de que há leitos parados porque o aparelho estaria quebrado. Todos os leitos de UTI do Hospital Regional estão em pleno funcionamento", finaliza a nota.


O vereador Valmir Dionizio (PSC) solicitou ao superintendente da Polícia Federal em Brasília, Marcelo Moselle, a instalação de uma delegacia da PF no município de Assis. Em ofício datado de maio, o chefe de gabinete do superintendente, delegado Fabrício Schommer Kerber, respondeu à demanda que foi recebida e encaminhada à área técnica, visando a análise da viabilidade do atendimento deste pedido, uma vez que a instalação de novas unidades da Polícia Federal exige recursos humanos, materiais e financeiros permanentes.
Ele costumava orar nas margens de um rio que corta uma fazenda próxima à sua casa, que fica na periferia da cidade. No dia 11 de abril de 1997, quando estava orando próximo ao rio, ele teria visto uma mulher muito bonita, flutuando acima da água do rio. Ela teria se identificado como Maria, mãe de Jesus, e teria pedido para ele não ter medo. Ela então teria entregue uma imagem de "Nossa Senhora" a ele, pedindo para que ele cuidasse da imagem, pois os donos anteriores não estavam cuidando bem dela. Com medo da reação da esposa, também evangélica, quando visse a imagem, ele a enrolou com a camisa dele e foi embora. Quando ele chegou em casa e a esposa desenrolou a imagem, ela disse a Francisco que a estatueta estaria chorando. A partir daí, a imagem teria começado a chorar um líquido semelhante a sangue.
A partir da primeira aparição, Chiquinho, como o "vidente" é conhecido entre a população, teria se convertido ao catolicismo, depois de passar pelo racionalismo cristão (dos 6 aos 14 anos) e pela Igreja do Evangelho Quadrangular. Chiquinho começou a reunir a comunidade no mesmo local onde teria tido a primeira visão para rezar o terço, depois do qual ela sempre aparecia e manipulava o sol, como suposta prova da sua presença. Depois da reza do terço, "Nossa Senhora" ditava mensagens para o suposto "vidente".
Sob o título em epígrafe, a revista Veja, no dia 11 de outubro de 2000, em artigo de Gustavo Franco, economista da PUC-RJ e ex-presidente do Banco Central,tece várias considerações sobre as dificuldades que o Banco Central Europeu poderia encontrar, pelo fato de que qualquer que seja o padrão monetário adotado, defrontar-se-ia com problemas linguísticos, pois nenhum país desejaria abrir mão do seu idioma ou moeda.
Passamos por momentos de plena felicidade em nossa vida. Momentos estes que nos marcam de uma forma surpreendente e nos transformam, nos comovem, nos ensinam e muitas vezes nos machucam profundamente. As pessoas que entram em nossa vida, sempre entram por alguma razão, algum propósito. Elas nos encontram ou nós as encontramos meio sem querer, não há programação da hora em que encontraremos estas pessoas. Assim, tudo o que podemos pensar e que existe um destino, em que cada um encontra aquilo que é importante para si mesmo. Ainda que a pessoa que encontrou em nossa vida, aparentemente, não nos ofereça nada, ela não entrou por acaso, não está passando por nós apenas por passar. O universo inteiro conspira para que as pessoas se encontram e resgatem algo com as outras. Discutir o que cada um nos trará, não nos mostrará nada e, ainda nos fará perder tempo demais desperdiçando a oportunidade de conhecermos a alma dessas pessoas. Conhecer a alma significa conhecer o que as pessoas sentem o que elas realmente desejam de nós ou o que elas buscam no mundo, pois só assim é que poderemos tê-las por inteiro em nossa vida. A amizade é algo que importa muito na vida do ser humano. Sem esse vínculo, nós não teremos harmonia e nem paz. Precisamos de amigos para nos ensinar, compartilhar, nos conduzir nos alegrar e também para cumprirmos nossa maior missão na terra: "amar ao seu próximo como a si mesmo". E para que isso aconteça, é preciso nos aceitar em primeiro lugar, e depois olharmos para o próximo e enxergarmos o nosso reflexo. Estas pessoas entram entram na nossa vida, às vezes de maneira tão estranha, que nos intrigam até. Mas cada uma delas é elas deixarão alguma coisa para nós. Observe a sua vida, comece a recordar todas as pessoas que já passaram por você e o que cada uma deixou. Você estará buscando a sua própria identidade, que foi sendo construída aos poucos, de momentos que aconteceram na sua vida e que até hoje interferem em seu caminho. Aproveite para conquistar uma pessoa a cada dia, dar a elas a sua maior atenção e fazer com que você também seja algo muito importante na vida destas pessoas. Quando sentir que alguém não lhe agrada, dê uma segunda chance de conhecê-la melhor. Você poderá ter muitas surpresas cedendo mais uma oportunidade. Quando sentir que alguém é especial para você, diga a ele o que sente, e terá feito um momento de felicidade na vida de alguém. Não deixe para fazer as coisas amanhã, poderá ser tarde demais. Faça hoje tudo o que tiver vontade. Dê um sorriso para todos, até ao seu inimigo. Se estiver amando, ame para valer, viva cada minuto deste amor, sem medir esforços. Seja alegre todas as manhãs, mesmo que o dia não prometa nada de novo. Planeje o seu destino! Sopre aos ventos os seus sonhos, eles irão se espalhar pelos ares e voltar a você em forma de realidade. Preste bastante atenção em todas as pessoas, elas poderão estar trazendo a sua tão esperada.